segunda-feira, 27 de abril de 2009

Série de Concertos Populares 2009 tem início com Oficinas de Capacitação Musical

Desde sua criação em 2005, a OEMT já realizou concertos em mais de vinte municípios mato-grossenses. O firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto, trouxe a oportunidade de percorrer o Brasil e estender esta oportunidade para brasileiros de todas as regiões. Em 2008, os projetos “Sonora Brasil”, do departamento nacional do SESC em parceria com as unidades regionais, e “Concertos pelo Brasil”, do Instituto Votorantim em comemoração aos 90 anos do Grupo Votorantim, fizeram com que a OEMT realizasse concertos em 95 municípios, de 22 estados brasileiros, para um público de mais de 200.000 pessoas. Foram duas oportunidades únicas de levar a música e a cultura de Mato Grosso para os quatro cantos do Brasil, dando uma contribuição efetiva para a construção de uma imagem mais positiva do nosso Estado no imaginário dos brasileiros.

Em 2009, com a retomada da parceria com a empresa ADM World, teremos a oportunidade de percorrer novamente seis municípios de Mato Grosso, realizando concertos ao ar livre, abertos, gratuitos, em locais de fácil acesso, dando continuidade ao processo de valorização do município e da promoção da cidadania. Nestes concertos, a comunidade se reúne num clima de fraternidade e respeito. Em 2007, quando percorremos 14 municípios de MT, também com o patrocínio da ADM, mesmo com uma média de público de 5.000 pessoas por concerto, não foi registrado um caso de violência ou roubo. Muito pelo contrário, as pessoas reuniam a família e caminhavam até a praça central da cidade para um momento especial de cultura e educação. Ainda em 2009, iremos também para Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG) dentro da programação especial dos “Concertos Populares”.

Ressaltamos a novidade deste ano que revela o caráter transversal das ações educacionais da Orquestra. Escolheremos uma escola em cada município visitado no Estado de Mato Grosso para a realização de ‘oficinas de capacitação’ para os professores. O objetivo é prepará-los para a visita da Orquestra a sua cidade, suprindo-os com informações relevantes que possam ser reproduzidas em sala de aula. Para melhor subsidiá-los, doaremos ainda kits multidisciplinares com textos, livros, CDs e DVDs. Os estudantes destas escolas terão um lugar cativo na platéia, assistirão a passagem de som da Orquestra e terão um momento especial para conversar e trocar idéias com o maestro e com os músicos da OEMT.

AGENDA DOS CONCERTOS POPULARES

Nova Mutum 22/maio - sexta-feira
Lucas do Rio Verde 23/maio - sábado
Sorriso 24/maio - domingo
Campo Verde 28/maio - quinta-feira
Primavera do Leste 29/maio - sexta-feira
Rondonópolis 30/maio - sábado
Campo Grande - MS - 01/julho - quarta-feira
Uberlândia - MG - 03/julho - sexta-feira

Regência, Leandro Carvalho